Químicos, vocês sabem fazer Coca-Cola?

Eu sou químico, me formei numa importante universidade federal, em seguida fiz mestrado e doutorado numa universidade estadual paulista e agora transito entre pós-doutorado e concursos até que o sonhado emprego se materialize!

Esses dias, me peguei pensando nas minhas habilidades como químico, ou melhor, nas habilidades que somos treinados num curso de química.

Então, me veio à cabeça que somos capazes de olhar uma tabela periódica e sabemos porque ela é como é. Quando olhamos uma difração de Raios-X podemos diferenciar se é um material amorfo ou cristalino; sendo cristalino, qual o tipo de estrutura estamos observando. Se vemos um espectro de infravermelho sabemos grande parte do conjunto de átomos que compõe o material. Entendemos de inúmeras espectroscopias, microscopias, radiações ionizantes, etc. É um leque bastante grande de habilidades!

E a fórmula da Coca-Cola, você sabe? Acho que todos os estudantes de química já ouviram essa pergunta alguma vez na vida! Não, eu não sei!

De repente, eu pensei, caramba eu não sei fazer uma “Coca-Cola”! Tem 6 bilhões de pessoas tomando diariamente este produto e eu não sei fazer! Assim como eu não sei fazer um sabonete, um xampu, ou qualquer outro produto que me possibilitaria criar uma empresa e gerar empregos.

E a realidade é pior do que isso, porque além de não saber fazer xampu, eu também não sei criar uma empresa de fazer xampu. Ou seja, nós somos treinados para sermos funcionários do que já existe e não para sermos concorrentes. Caso eu queira empreender eu tenho que tirar coelhos da cartola porque nada disso me foi ensinado!

Não seria isso uma lacuna em nossa formação?

Nesse momento de crise econômica pelo qual passa nosso país, não seria viável que nossas universidades repensassem seus currículos, possibilitando uma formação mais ampla e consequentemente formando pessoas com maior capacidade de intervenção e não simplesmente sujeitos passivos que atendem as necessidades do mercado?

Que este texto gere boas reflexões!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s