O QUE AS CHAMAS DO MUSEU NACIONAL NOS DIZEM?

Hoje é dia 3 de setembro de 2018, há 24 horas fomos todos surpreendidos com as chamas que destruíram os 200 anos de história do Museu Nacional do Rio de Janeiro, a primeira instituição científica do país!

Nesta data, coincidentemente, também é comemorado o “dia do biólogo”, profissionais que se dedicam a estudar e falar sobre “a vida”, mas hoje, precisamos falar da ciência brasileira, que vem morrendo diariamente, a cada golpe que leva.

40657001_2300508986631773_5389651264571179008_n

 

Um país jamais será soberano se a sua ciência não for tratada como prioridade. São as ciências que nos permitem entendermos nosso passado, melhorarmos o presente e propormos alternativas para o futuro. Museus, como aquele que foi consumido pelas chamas de ontem, guardam um pequeno recorte da nossa história e por isso são tão fascinantes, porque “nós estamos lá dentro”!

As chamas do MUSEU NACIONAL nos dizem, ou melhor, gritam que estamos cuidando mal de nossa história, cultura, patrimônio e ciência. Estamos cuidando mal de nós mesmos!

As imagens dos funcionários carregando parte do acervo do museu enquanto o fogo destruía tudo no interior do prédio são chocantes, porém,  para nós que trabalhamos com ciência elas tem um significado ainda maior, porque ser cientista no Brasil é “apagar um incêndio diário”.

40612698_2300509056631766_1402802117772574720_n

O fogo invisível, não visto pelo conjunto da sociedade, que está consumindo a ciência brasileira, está presente na burocracia para aprovar um projeto, na demora em receber um reagente importado, na falta de dinheiro para consertar um aparelho quebrado, na perda do orçamento dos órgãos de fomento, na diminuição do número e no não reajuste das bolsas de pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação cientifica.

O incêndio do Museu Nacional é uma tragédia anunciada, consequência de décadas de descaso. É uma perda irreparável, que não será única,  caso as prioridades do país não mudem drasticamente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s