PLANEJANDO SEU INTERCÂMBIO

1-Fazer um intercâmbio é um sonho de muitos estudantes. Mas, para que ele se torne realidade – e para que a experiência seja boa – é preciso se preparar bem para estudar fora. Veja a seguir algumas dicas de como se organizar para aproveitar ao máximo o seu período de intercâmbio.

2-Pontue: que objetivos você deseja alcançar através do intercâmbio? Assim, você pode começar a definir quais países são mais interessantes para o seu caso, quanto tempo passará fora e o que fará nesse período.

3-Procure saber mais sobre as opções de países e cidades que você tem para morar. Faça uma pesquisa completa sobre o lugar onde você pode estudar e busque depoimentos de gente que já passou pela situação. Assim, as chances de você escolher um lugar que o agrade e onde você se sinta bem são ainda maiores.

4-Depois de pesquisar e encontrar quais são as melhores opções para você, pense no custo que cada uma delas vai ter. Pondere se a opção mais interessante cabe mesmo no seu bolso.

5-Na hora de fazer as contas lembre-se que, mesmo com algum tipo de bolsa, você provavelmente vai precisar de um dinheiro a mais. Inclua nos cálculos gastos com alimentação, transporte e compras.

travelling-ourlifeinthed-1000x5766-Você pode aproveitar o tempo que vai passar em outro país para viajar para cidades ou outros países próximos onde você não iria tão facilmente se estivesse no Brasil. Pense nesses gastos e organize um calendário de viagens de feriados ou fins de semana para conseguir visitar todos os lugares que você deseja.

7-Já pensou se o plug do seu notebook não se encaixar em tomada nenhuma de onde você estiver morando? Uma boa dica é pesquisar o padrão de tomada do país e comprar um adaptador aqui no Brasil para não passar por esse estresse por lá. Outro macete é levar uma régua de tomada – afinal, você não tem como saber se vai chegar no seu quarto e encontrar uma única tomada para carregar seu computador, seu celular, sua câmera…

8-Para não chegar lá fora tão perdido, veja na internet onde fica o mercado mais próximo da sua casa e estude o trajeto que você vai fazer todos os dias entre ela e o lugar onde você vai estudar. Veja se vale mais a pena ir de ônibus ou de trem, e se existe algum tipo de cartão de transporte que te dê um desconto.

9-Não é necessário ter domínio do idioma estrangeiro para estudar fora, mas você pode aproveitar o tempo que tem até a viagem para treiná-lo bastante. Assim, você chegará lá mais confiante.

10-Arrumar as malas pode ser um pouco difícil, já que você não vai poder levar todas as suas roupas e nem sabe direito quais são todas as coisas de que você vai precisar chegando lá. Uma dica é avaliar se o que você quer levar (e é útil aqui) realmente vai ser útil lá fora, seja por clima ou estilo de vida. Além disso, questione: o quanto isso que você precisa levar é mais barato no Brasil para justificar o espaço que vai ocupar na sua mala?

Leia: UNICAMP TEM REDE DE BLOGS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAUNICAMP TEM REDE DE BLOGS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Leia também:  A CIÊNCIA BRASILEIRA E O GATO DE SCHRÖDINGER e Carta ao orientador

Curta a nossa página no facebook clicando nesse link .

Para conseguir bolsas de estudos com até 75% em várias universidades, clique sobre a imagem.

283x912x

Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s